Fatos dos pilotos de MotoGP serão equipados com airbags

A partir deste ano, os fatos dos pilotos das três classes do campeonato do mundo de MotoGP terão que estar, obrigatoriamente, equipados com sistemas de airbags. A informação foi avançada pela própria organização do evento, no passado dia 11. 

O comunicado feito avança que os sistemas têm de ser usados por todos os pilotos, em todas as sessões e têm que estar ativos em pista. Os pilotos suplentes e convidados estão isentos de utilizar estes sistemas, somente durante as primeiras duas provas em participarem.

As normas determinam que os airbags devem cobrir obrigatoriamente os ombros e as clavículas. A proteção total ou da zona central das costas é opcional. Se o fabricante optar pela proteção dorsal , esta deve abranger a coluna vertebral na sua totalidade.

“Cada sistema de airbag tem de passar uma série de testes para demonstrar que cumpre integralmente o regulamento. Os testes vão deste a bateria à eletrónica, passando pelo tempo que demoram a ser acionados e insuflados. O acionamento acidental, parâmetro a ter em conta, não deve em caso algum impedir o piloto de controlar a mota ou causar um acidente”, acrescenta o comunicado.

Segundo a organização, este é um novo passo em termos da segurança e da saúde dos pilotos.

adaptação da notícia publciada no JN, a 11 de janeiro de 2018